quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Espanha 2011, a nova Babel

Milhares de jovens de todo o mundo conviverão por todo o país antes da JMJ
Cruz_de_los_Jovenes_en_su_paso_por_vilaMadrid, 26 de Outubro de 2010 – Madrid não é o único sítio implicado no acolhimento de jovens de todo o mundo; todas as partes de Espanha estão a preparar-se para ele. Nos dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 11 a 15 de Agosto de 2011, muitas localidades espanholas oferecerão aos jovens de fora de Espanha a possibilidade de passar um tempo de convívio com outros jovens, em preparação para a JMJ.

Pode dizer-se que a Jornada Mundial transformará cada recanto de Espanha numa pequena Babel, acolhendo jovens de todos os países dos cinco continentes: França, Bielorrússia, Malawi, Nigéria, Estados Unidos da América, Argentina, Qatar, Nova Zelândia, …  Citamos apenas alguns exemplos: Valência acolherá 30.000 jovens; Toledo, Santiago e Barcelona, 10.000; Cádiz, San Sebastián e Córdoba, 6.000.

O plano para estes dias varia de uma zona para a outra, mas todos integram actividades culturais, visitas históricas, momentos de festa e também tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação que formam parte da identidade religiosa local. Por outro lado, é oferecido alojamento gratuito em colégios, centros paroquiais, pavilhões polidesportivos e casas particulares.

Com a inscrição na JMJ de Madrid pode-se escolher participar neste programa, denominado “Dias nas Dioceses”, no qual já estão inscritos 130.000 jovens. Calcula-se que participarão aproximadamente 300.000 jovens (50% dos participantes na JMJ provenientes de fora de Espanha).

Esta iniciativa começou em 1997, com a JMJ em Paris. Foi um êxito total e foi implantado nas outras JMJ como uma forma de conseguir que todo um país acolha jovens do mundo e, também, animar os jovens do país a participar na JMJ.

Ninguém sem saber o que é uma JMJ

Desde AbrPaso_de_la_Cruz_por_vila_al_fondo_la_muralla_abulenseil de 2010, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude está a peregrinar por toda a geografia espanhola e está a ser uma ocasião de ouro para dar a conhecer a JMJ. Neste mês a cruz visitou Ávila, província que acolherá na semana anterior à JMJ mais de 6.000 jovens de 16 países (Argentina, França, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Filipinas, Nicarágua, Congo…). Já está delineado o programa desses dias: itinerários em torno da figura de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz (dois dos padroeiros da JMJ e nascidos na cidade) e outras manifestações das suas tradições populares como “rondas” ou “seguidillas”.

Por outro lado, para que ninguém fique sem saber o que é uma JMJ, foram criadas equipas de seis voluntários que irão a cada fim-de-semana a uma localidade da província. Encontros informativos, colagem de cartazes nas lojas e até… jogos de futebol! O objectivo é que todos os jovens possam saber o que é uma JMJ e participar nela no próximo Verão. Pretende-se, também, dar a conhecer a toda a sociedade para que os jovens não fiquem apenas nos polidesportivos mas também entre as famílias de Ávila.

Pamplona também é uma das cidades mais activas na difusão da Jornada Mundial e nos dias prévios de acolhimento. A Cruz esteve ali no mês passado: as ruas foram cortadas e mais de mil jovens saíram para a rua. Tudo isto foi possível graças aos cem voluntários que colaboraram com a organização e a ordem dos acontecimentos. “Foram uns dias intensos que valeram a pena. A passagem de uma Cruz vazia à primeira vista, mas cheia de histórias, tantas como as pessoas que dela se acercaram foi, realmente, uma preparação crucial para a sociedade de Pamplona com vista à JMJ!” disse Rafa González, um dos jovens que viveu a passagem da Cruz na capital navarra.

Puedes consultar más información en: http://madrid11.com/es/ded-mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações de páginas da semana passada